quinta-feira, 30 de maio de 2013

Porque o disjuntor desarma

foto: Andrevruas - CC 3.0

RESPOSTA: Por sobrecarga, geralmente muita coisa ligada em um disjuntor o sobrecarrega e o faz desarmar.
Neste post vou falar especificamente de um caso:

Neste friozão danado, você cansado de tomar banho morno, vai la no home center e...pega aquele chuveirão lindo e potente e pensa: tá resolvido! Aí você troca o chuveiro e toma aquele banho gostoso, e "clic", desarma o disjuntor e você fica no gelado. Brrrrrrrrr!
Foi isso né? Bom se foi esse caso específico, você deve ter observar o seguinte:

Se seu chuveiro (antigo) era de 5.400W e sua tensão é 220V,


5400W
220V

igual a : 24,54 A (amperes)

Então você olhe se tem um disjuntor de 25A ou 30 A. Se sim e você comprou um chuveiro de 7.500W é por isso que fica desarmando. 30A x 220V= 6.600W. Na verdade nunca dá na casca, sempre tem uma sobra, então você deve trocar o disjuntor e a fiação também! Se sua fiação for de 4mm você deverá trocar por uma bitola maior (mais grossa) no mínimo 6mm, senão vai derreterrrrrrrrrrrrrrrrr.
Neste caso do chuveiro de 7.500W e 220V você deverá usar um disjuntor de 40A. Na verdade 35A dariam mas muito na casca, sempre é bom ter uma sobra.

O mais importante: Nunca use plugue e tomada para ligar o chuveiro (por causa daquela continha acima) pois eles são de 10A  e são insufucientes. Muito menos fita isolante. use aquele conector de porcelana (sindal) e use aterramento também! Isso vale para as torneiras elétricas também!

Se não resolveu, procure saber se seu disjuntor é DR, se for você deve comprar um chuveiro compatível com dispositivo DR, senão desarma assim que ligar o chuveiro.






Este é só um exemplo de um caso. Sempre consulte um eletricista e siga as indicações da embalagem do chuveiro. Se não souber mexer não o faça!

IMPORTANTE!!: TUDO VEM ESCRITO NA EMBALAGEM DO CHUVEIRO! É SÓ SEGUIR O QUE ESTÁ ESCRITO! SE FIZER DIFERENTE DO QUE MANDA O FABRICANTE VAI CAIR (DESARMAR) MESMO! VEJA ABAIXO:

EXEMPLO Nº1 :                                           Super Ducha Quattro - Branca - 220V~ 6.800W FAME



Tensão (Volts): 220V~

Resistência Código: 1790

Potência Nominal Watts (Super Quente): 6.800W

Potência Intermediaria Watts (Quente): 4.200W

Potência Econômica Watts (Morna): 2.600W

Seção Mínima do condutor (mm²): 4,0 - === ESSE É O FIO QUE VC VAI USAR!!!

Disjuntor ou Fusível (Ampères): 32A - === ESSE É O DISJUNTOR QUE VOCÊ VAI USAR!!!

Distância máxima do quadro de medição (m): 32 (*)

(*) Para distâncias maiores consulte um profissional habilitado. Quando ocorrer variação na tensão (voltagem) também ocorrerá variação na temperatura da água. O circuito elétrico deverá ter também o condutor de aterramento com impedância máxima de 2 (ohms) ao qual será conectado o condutor verde-amarelo da Super Ducha Quattro, para garantir a proteção do usuário.
Compatível com disjuntor / Interruptor DR.
Compatível com sistema de aquecimento solar.

EXEMPLO Nº2 - Super Ducha Quattro Plus - Cromada - 220V~ 6.800W FAME



Tensão (Volts): 220V~

Resistência Código: 1790

Potência Nominal Watts (Super Quente): 6.800W

Potência Intermediaria Watts (Quente): 4.200W

Potência Econômica Watts (Morna): 2.600W

Seção Mínima do condutor (mm²): 4,0  === ESSE É O FIO QUE VC VAI USAR!!!

Disjuntor ou Fusível (Ampères): 32A  === ESSE É O DISJUNTOR QUE VOCÊ VAI USAR!!!

Distância máxima do quadro de medição (m): 32 (*)

(*) Para distâncias maiores consulte um profissional habilitado. Quando ocorrer variação na tensão (voltagem) também ocorrerá variação na temperatura da água. O circuito elétrico deverá ter também o condutor de aterramento com impedância máxima de 2 (ohms) ao qual será conectado o condutor verde-amarelo da Super Ducha Quattro Plus, para garantir a proteção do usuário.
Compatível com disjuntor / Interruptor DR.
Compatível com sistema de aquecimento solar.

EXEMPLO Nº 3 - Ducha Banho Máximo Pressurizado 220V~ 7.000W



Tensão (Volts): 220V~

Resistência Código: 111

Potência Nominal Watts: 7.000W

Seção Mínima do condutor (mm²): 6,0  === ESSE É O FIO QUE VC VAI USAR!!!

Disjuntor ou Fusível (Ampères): 35A === ESSE É O DISJUNTOR QUE VOCÊ VAI USAR!!! 

Distância máxima do quadro de medição (m): 35 (*)

(*) Para distâncias maiores consulte um profissional habilitado. Quando ocorrer variação na tensão (voltagem) também ocorrerá variação na temperatura da água. O circuito elétrico deverá ter também o condutor de aterramento com impedância máxima de 2 (ohms) ao qual será conectado o condutor verde-amarelo da Ducha Banho Máximo, para garantir a proteção do usuário.
Compatível com disjuntor / Interruptor DR.
Compatível com sistema de aquecimento solar.


CHUVEIRO CARDAL COM LED:
Chuveiro Hiper Ducha Color Cardal 4 Temperaturas Otimo Preço
clique e conheça!!





Tags: Como trocar o chuveiro

11 comentários:

  1. Meu chuveiro é de 5500W/50A com o disjuntor de 40Am, com a tensão da casa de 110V... o disjuntor está desarmando pois o mesmo não tá segurando a carga do chuveiro... qual o problema?? O disjuntor ou chuveiro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão pela demora pois minha agenda é lotada.

      como você mesmo disse, seu chuveiro é de 50 amperes e o disjuntor de 40, por isso ele desarma, não aguenta.
      O correto é olhar a bitola de fio que o fabricante exige (escrito na embalagem) e se a sua fiação for inferior, trocar, como disse senão derrete. Só depois você troca o disjuntor por um de 50 amperes.
      De qualquer forma a distância não dá pra saber se está toda instalação da sua casa no mesmo disjuntor ou só o chuveiro que está nesse.
      O correto é uma instalação só para o chuveiro pois senão dá sobrecarga e desarma mesmo.

      Aliás a função do disjuntor é desarmar mesmo pra proteger você e sua casa. Se está desarmando sempre, verifique, pois está algo errado.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Bom dia, uma dúvida, meu chuveiro é 220v e a potência quando está no máximo é de 7500w, o manual de instalação pede fio de 6mm e disjuntor de 40A e assim foi instalado somente ele direto da caixa de distribuição, só que vem desarmando o disjuntor, o que pode ser??? a distância é de uns 7 metros e a instalação é nova (casa recém construída).

    muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que me falou está tudo certo. Só não informou se o circuito é exclusivo do chuveiro. Se não for pode ser isso, pois se houverem outros aparelhos ligados junto causa sobrecarga. Agora se for exclusivo do chuveiro está certo, aí teria que chamar um especialista pra ver de perto e achar o problema.
      Existem pessoas que deixam o registro do chuveiro aberto só um fiozinho de água pra ficar bem quente(pelando), pode ser isso também.

      Excluir
  3. boa tarde ,tenho uma duvida, quando ligo minha torneira de agua quente o disjuntor desarma , a torneira é de 110w e o disjuntor e de 20A devo trocar o disjuntor por 40A?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A torneira elétrica nada mais é que um chuveiro "disfarçado". Digo isso porque é tão potente quanto, e usa resistência como os chuveiros.
      E como os chuveiros, deve ter uma fiação de no mínimo 4mm e não pode usar tomada comum para ligar senão derrete a tomada e o fio.
      O certo é fazer um circuito só para a torneira, ou seja: seguir a recomendação do fabricante, colocando uma fiação só para a torneira desde o quadro de distribuição até ela, e no quadro colocar um disjuntor só para a torneira. Tudo isso seguindo o que está escrito na embalagem da torneira. Se fizer dessa forma não tem erro.
      E para ligar a torneira na parede não pode ser tomada, tem que ser o conector de louça (porcelana) senão vai derreter.
      É chato, é trabalhoso, mas é o jeito certo.

      Espero que me agradeçam pois esse serviço tem um custo, eu estudei, e ajudo a todos por prazer, sem cobrar nada, porém não colocam nem obrigado.

      Um abraço a todos e voltem sempre!

      Excluir
  4. Caro amigo, em primeiro lugar agradeço o préstimo dos seus serviços, tão eficiente e bem descritivo. Tô com algumas dúvidas em relação com 3 chuveiros que coloquei em minha casa de praia. A princípio, o sistema só comportava chuveiros com potência de 4.500w. Coloquei 3 de 7.500w cada um, o que me pede um disjuntor pra cada de 40amp. Pois bem, o eletricista disse-me que preciso, em primeiro lugar trocar os fios de bitola 4 pra 6mm. Até aí tudo ok. Depois, me solicita que coloquemos um fio de entrada, a partir da caixa de entrada de 16mm. OBS: a entrada padrão da concessionária é de 16mm. Correto? O disjuntor externo geral é de 60amp. Ele que trocar por 2 de 90amp, um pra cada fase (220V). Eu me pergunto: não vai derreter o fio de 16mm com esses disjuntores de 90amp? A corrente que o fio aguenta não é de no máximo 68amp? 90amp não é exagerado? Tudo bem, não vai desarmar , mas vai esquentar, não é? Tô correto? Depois, ele me pede 2 disjuntores de 90amp e + 4 disjuntores de 40amp. Não me explicou bem pra o que é. Enfim! Esse é o meu drama! Agradeço mais uma vez a oportunidade. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em dimensionamento de instalações elétricas nunca se presume que estará ligado tudo ao mesmo tempo 24h por dia, pois ficaria tudo super dimensionado.
      Se quiser usar os 3 chuveiros ao mesmo tempo terá que redimensionar tudo inclusive o padrão de entrada da concessionária pois os 90 amp e os cabos seriam insuficientes (a conta dá 102 amp). Vai esquentar e derreter o fio sim. Provavelmente ele separou os 3 circuitos do chuveiro e 1 para o resto da casa, à distância fica difícil avaliar.
      Podes usar no máximo 2 ao mesmo tempo dessa forma, até porque o chuveiro elétrico é o vilão da conta.
      Pense em outras possibilidades com carinho: um aquecedor solar em conjunto com um chuveiro elétrico da Cardal (com menor potência, claro, e que agüenta água pré aquecida), ou um aquecedor a gás (existem opções ótimas e seguras). Existem aquecedores solares com lona em vez de placa de vidro, são bem mais baratos. Estamos na era da sustentabilidade e seu bolso agradece.

      Excluir
  5. Tópico encerrado para perguntas e respostas. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  6. Fala Camarada. Gostaria só de agradecer aí pelo conhecimento compartilhado e agradecer em lugar dos tantos outros assim como eu que resolvem suas dúvidas apenas lendo suas respostas a quem escreveu o problema. Eternamente Grato! Paz Luz e Sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Bastante esclarecedor. Muito agradecido.

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar! Volte sempre!